REESTREIA - ESCAPAMENTO
iconetransparente
iconetransparente
Compre-seu-ingresso
Galeria
Comemore2
Whatsapp

instagramfacebookyoutube
LOGO-TIKTOK-png

REESTREIA - ESCAPAMENTO

Novembro 11, 2014 0 Comentarios BLOG DICAS TEATRAIS por Gambiarra

Cartaz12

ESPETÁCULO ESCAPAMENTO REESTREIA

NO TEATRO STUDIO HELENY GUARIBA

Texto inédito do autor Aramyz, espetáculo aborda a questão da terceira idade por meio dos conflitos de uma família. Com concepção cênica e direção de Valter Bahia Filho, montagem é encenada pela Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas

Texto inédito do autor Aramyz, o espetáculo ESCAPAMENTO reestreia dia 18 de novembro, terça-feira, às 21h, no Teatro Studio Heleny Guariba. A peça aborda a questão da terceira idade por meio dos conflitos de uma família. Com concepção cênica e direção de Valter Bahia Filho, a montagem é encenada pela Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas. Elenco reúne os atores Antonio Ginco, Liz Nunes, Marco Faustino e Reynaldo Cortazzi.

Em ESCAPAMENTO, Dalva e Dito, um casal de idosos, recebe seu filho após a morte de sua mulher. A relação dos pais é absurdamente doentia, a mulher com seus desmandos anula a vida do esposo. No reencontro com o filho, as atitudes pré-determinadas de Dalva se chocam com a passiva ironia deste, levando-os a uma desgastante continuidade de um cotidiano que culmina com um farsesco realismo tragicômico.

“São personagens que vivem no seu limite, que repetem as falas como se pudessem fazer pequenos fragmentos de vida voltar, reviver suas dores, alegrias, incertezas, como se fosse possível recuperar todos os delicados pedaços perdidos no caminho da vida...”, afirma o autor Aramyz.

“De forma bem humorada e dinâmica, a linguagem escolhida para a encenação foi o realismo fantástico, onde os arquétipos e as fantasias de cada um se encontram. Além da terceira idade, esse trabalho aborda (também) temas polêmicos como: religião, morte, preconceitos sociais e o suicídio, mas tratados pelo viés do humor como válvula de escape...”. Afirma o diretor Valter Bahia Filho.

A montagem trabalha com elementos da farsa contemporânea e do tragicômico, apresentando cenografia em escala reduzida, com mobília em miniatura, predominantemente em preto e branco. O figurino em preto, azul escuro e branco retrata a decadência social da família, com estética realista. A maquiagem é ultra esbranquiçada, com cabelos armados, evidenciando o estado emocional das personagens. A sonoplastia tem a função de criar imagens e situar a ação cênica, com sons urbanos e ondas do mar. A iluminação, com características expressionistas, é assinada por Décio Filho e Valter Bahia Filho. A cenografia, figurino e trilha sonora são assinadas pelo diretor, com realização do Grupo. Espetáculo estreou em outubro deste ano no Espaço Elevador.

Aramyz: Autor, diretor e ator. Escreveu, entre outros textos: Do Lixo ao Lixo, que teve sua direção e Minhas Mulheres, no qual também atuou, com direção de Antonio Ginco. Escreveu o livro O Nome do Teu Nome, lançado no Brasil e na Argentina pela Editora Giostri. Como ator, foi finalista da mostra de Humor dos Parlapatões (2007/2008); convidado do Memorial da América Latina para a Mostra de Teatro Ibero Americano com o Pocket Show de Humor AHAMMM !!! (2008); convidado do Comediantes em Pé de Guerra, no Parlapatões (2010); foi um dos criadores dos espetáculos de Stand up Comedy A comédia de todos Nós e Confraria da Comédia; criador junto com Evandro Santo (Cristian Pior) e Darwin Demarch do show de humor Deboshow. Atuou também nas peças Dom Casmurro, adaptação a obra de Machado de Assis, direção de José Paulo Rosa e A Casa de Bernarda Alba, de Garcia Lorca, direção de Roberto Nogueira.Na TV, foi vencedor do Concurso de Humoristas do Programa Toda Sexta / Adriane Galisteu, na Band (2011) e vice campeão do Concurso de comediantes Arquibancada do Riso, no SBT (2012). Atualmente escreve a coluna teatral da Revista Eletrônica BEAR MAGAZINE. 

 Valter Bahia Filho: Ator e diretor, iniciou seus estudos em teatro na Universidade Federal da Bahia, profissionalizando-se em 1993. Trabalhou no Centro de Pesquisa Teatral por três anos, tendo atuado no espetáculo Medéia, sob direção de Antunes Filho, e Núcleo de pesquisas do Grupo TAPA por dois anos. Ao longo da sua formação estudou com nomes renomados do teatro brasileiro, como Augusto Boal, Juliana Carneiro da Cunha e Bia Lessa, entre outros. É mediador em diversos projetos de formação cultural convidado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo desde 2003, onde ministra workshops e oficinas para atores. Em paralelo às atividades artísticas cursa pós-graduação em Comunicação empresarial e institucional.

 Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas: Formado em 1991 na cidade de Americana (SP), a partir de 2005, o grupo se estabelece em SP e filia-se à Cooperativa Paulista de Teatro. Em Americana tem sua sede própria que abriga outras companhias e oferece cursos de interpretação e oficinas ministradas por vários profissionais convidados, como Verônica Fabrini (Boa Cia.) Tiche Vianna (Barracão Teatro) e Carlos Simioni (Lume Teatro). Criou o Festival Nacional de Teatro, com palestras e oficinas abertas aos participantes e a comunidade. Profissionais convidados: Neyde Veneziano, Antonio Januzeli, Renata Palotine entre outros. Em 2010, inaugura sua sede em São Paulo, o Café Teatro Estação Caneca – Espaço Cultural Trilhas da Arte, permanecendo no espaço até 2013.  Entre 2010/12 fica em cartaz com Senhorita Júlia, de Strindberg, com direção de Antonio Ginco e O Pequeno Senhor do Tempo, de Raphael Júdice, com direção de Juliana Calligaris. Em 2013, Catadióptrico, de Monalisa Vasconcelos, com direção de Leticia Olivares, além de excursionar com Senhorita Júlia e O Pequeno Senhor do Tempo em Festivais e pelo SESC. Em seu currículo constam 10 espetáculos, com indicações e prêmios em diversas categorias (direção, cenário, figurino, maquiagem, ator e atriz) em vários Festivais de Teatro. Entre os espetáculos, estão: Passagem das Horas, Réquiem para os Vivos, O(s) Rinoceronte(s) e Pedreira das Almas, entre outros. 

Para Roteiro

ESCAPAMENTO – Reestreia dia 18 de novembro de 2014, terça-feira, às 21h. Texto: Aramyz. Concepção cênica e direção: Valter Bahia Filho. Com a Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas. Elenco: Antonio Ginco, Liz Nunes, Marco Faustino e Reynaldo Cortazzi. Duração: 70 minutos. Recomendação: 14 anos. Ingressos: R$30,00 (Inteira) e R$15,00 (meia). Terças e Quartas, às 21h. Até 17 de dezembro.

OBS: Dia 21 de novembro (sexta para sábado), às 24h, haverá apresentação extra no evento Satyrianas.

Para Roteiro

TEATRO STUDIO HELENY GUARIBA Praça Franklin Roosevelt, 184 - Consolação, tel: 3259-6940end_of_the_skype_highlighting. Capacidade 48 lugares. Bilheteria abre uma hora antes dos espetáculos. Bar. Acesso para deficientes. Estacionamento ao lado.

 (Amália Pereira – setembro/2014)

Assessoria de Imprensa

Amália Pereira - MTB: 28545 

(11) 3159-1822 / (11) 9 9762-5340

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.