DA-LHE SACI!!
iconetransparente
iconetransparente
Compre-seu-ingresso
Galeria
Comemore2
Whatsapp

instagramfacebookyoutube
LOGO-TIKTOK-png

DA-LHE SACI!!

Outubro 31, 2012 0 Comentarios BLOG GAMBIBLOG por Gambiarra

Hoje, dia 31 de Novembro é comemorado o  ‘Dia das Bruxas. Mas aqui no Brasil comemoramos nesse mesmo dia o "Dia do Saci" foi instituído como lei federal em 2003, justamente para contrapor o dia de Halloween, comemorado em países de língua inglesa.

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Surgiu entre povos indígenas da região Sul do país, possivelmente no final do século XVIII. Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Mas ao migrar para o norte do país, o personagem sofreu modificações. O Saci se transformou em um  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo.

O Saci é tem uma personalidade muito divertida e brincalhona, ele passa o tempo todo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de fazer o mal. 

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras. 

2012.10_-_saci

Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente.