EXPOSIÇÃO NO CCBB
iconetransparente
iconetransparente
Compre-seu-ingresso
Galeria
Comemore2
Whatsapp

instagramfacebookyoutube
LOGO-TIKTOK-png

EXPOSIÇÃO NO CCBB

Outubro 29, 2015 0 Comentarios BLOG GAMBIBLOG por Gambiarra
patricia-piccinini-escultura-07

Patricia Piccinini é a artista responsável pelo exposição ComCiência, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Patricia é australiana e apesar de ser classificada como hiperrealista, trabalha no campo do realismo fantástico, misturando figuras humanas com seres inventados, que o que tem de caristmáticos, tem de grotesco.

patricia-piccinini-4

"ComCiência é a primeira exposição individual de Patricia Piccinini no Brasil – que faz sua estreia em São Paulo mas segue depois para as unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília e no Rio. Os visitantes poderão conhecer um apanhado da produção da artista, reunindo alguns de seus principais trabalhos. Peças icônicas como: Big Mother (uma figura agigantada, que se assemelha a uma macaca e amamenta um bebê); The Conforter (uma menina toda coberta de pelos acalenta um pequeno ser, de pele macia e pés fofos como um bebê humano, mas que tem uma boca agigantada e sem olhos –; ou ainda The Observer (2010), um curioso menino que observa o mundo de um ponto de vista privilegiado e perigoso, o alto de uma pilha inclinada de cadeiras. Qualquer metáfora com o percurso que a exposição propõe ao espectador não é mera coincidência.

patricia-piccinini-untitled

No subsolo foi criada uma espécie de garagem, na qual estão reunidas uma série de máquinas antropomorfizadas, uma espécie de diluição provocativa entre o inorgânico e o orgânico; no quarto andar estão organismos absolutamente descolados da realidade, como Sphinx. Mas todo o centro cultural será tomado pelas bizarras figuras (esculturas, relevos e desenhos) da artista. Segundo o curador Marcello Dantas, a proposta foi ativar todo o CCBB como sendo o lugar onde esses seres vivem, comem, dormem. “É como se você tivesse entrado nesse circo, nessa casa mal-assombrada”, povoada por criaturas que podem ser completamente abstratas, absolutamente verossimilhantes, misturas biologicamente plausíveis, mesclas de diferentes animais ou mutantes perfeitamente saídos de um filme de ficção científica. Talvez um dos pontos de partida da artista – que considera que suas criações têm cheiro de gengibre – tenham sido os bichos que Patricia, nascida em Serra Leoa em 1965, descobriu ao chegar na Austrália, aos sete anos de idade. Bastaria citar o ornitorrinco ou o canguru para confirmar o importante papel desses animais incomuns no imaginário nacional. Como diz Dantas, “trata-se de um país que tem licença poética para a invenção”."

01_LA-BELLEZZA_Patricia-Piccinini_The-Long-Awaited

Onde: CCBB (R. Álvares Penteado, 112 - Centro)

Quando: de quarta à segunda das 9h às 21h (até 4 de janeiro de 2016)

Quanto: Gratuito


Fonte: http://www.ideafixa.com/um-grande-viral-da-arte-desembarca-no-brasil/